O Ecossistema Profissional da Computação Quântica

2022 - ano 2-3, era NISQ (Noisy Intermediate-Scale Quantum).

Em 06/02/2022 publiquei o artigo "Vagas abertas para computação quântica" aqui neste blog com as oportunidades de trabalho que estavam sendo requisitadas na área da computação quântica, fora do Brasil, com foco nos profissionais da área como cientistas, físicos e engenheiros, tentando mostrar que as empresas estrangeiras não vêem mais a tecnologia quântica como um futuro distante e que a sociedade, por sua vez, não pode mais encarar a computação quântica como ficção científica, pois já está presente no nosso dia-a-dia e muitos dispositivos quânticos fazem parte da nossa realidade (veja aqui).

O ecossistema profissional em computação quântica

Desta vez eu quero mergulhar ainda mais fundo na questão quântica dos negócios e dos profissionais envolvidos para mostrar que essa realidade já está formando o seu próprio ecossistema de necessidades, conforme apresentado no artigo "Principais empregos de computação quântica para não cientistas" escrito por Matt Swayne e publicado em 26/04/2022 na The Quantum Insider (acesse o link para ler).

No artigo de Swayne, o que me chamou a atenção é o que ele denomina de "espectro de consumidores e empreendedores e outras pessoas" que no hemisfério norte deste planeta já está sendo montado para administrar e gerenciar os negócios em torno do novo paradigma quântico, tais como, Relações Públicas, Marketing, Vendas, Gestão de Negócios e Liderança, diversidade, equidade, inclusão, direito, ética e o RH, entre outros.

Aqui no Brasil, os brasileiros, as brasileiras, enfim, nós, não podemos ficar alheios por muito mais tempo a estes avanços das tecnologias quânticas que já estão acontecendo no outro lado do planeta, até mesmo porque somos instâncias dos problemas que hoje vivemos em complexidade global. Até quando continuaremos ser espectadores de espetáculos a que nós próprios pertencemos e que temos a capacidade para atuarmos em nosso próprio palco, em conjunto, como produtores de solução?

Esta é mais uma prova de que no hemisfério norte já estão fazendo emergir um cenário próprio à computação quântica, talvez, como comparada a uma espécie de Big Bang para um universo quântico paralelo que estão fazendo iniciar com fortes investimentos nas primeiras galáxias deste sistema. E esta é também a prova de que na física quântica não se pode esperar que algo ou alguma coisa simplesmente se revele por si, como que por encanto ou milagre diante dos nossos olhos assim como acontece com os eventos da mecânica clássica, como por exemplo a prova da força da gravidade pela queda de uma maçã da árvore ou algum outro fenômeno físico não quântico qualquer.

Os efeitos fenomenais da mecânica quântica só são alcançados quando exaustivamente buscados, estudados e pesquisados com muito empenho e para isso é necessário muito interesse e investimento em pessoas.

Assim, se é que temos algum interesse na questão quântica brasileira precisamos começar a investir rapidamente em pessoas interessadas nestes conhecimentos.


Carlos Roberto Miranda.

Consultor em inovação quântica

Academia do Código Quântico



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Segredo da Esfera.

Computação Quântica na Palma da Mão

2025 - Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica (IYQ)