O Salto Quântico na era da Computação NISQ

O final desse mês de dezembro marca um período de festas e de confraternizações pela renovação de esperanças em dias melhores.

No que diz respeito às pessoas que estão envolvidas com a computação quântica, em todo o mundo, muito temos a comemorar com os avanços conquistados até aqui, em 2023, e realmente celebrar esta caminhada rumo ao quinto ano, em 2024, da era NISQ (Noisy Intermediate-Scale Quantum).

Os investimentos estão aparecendo, as pesquisas estão estão evoluindo e a indústria da computação quântica está dando o seu recado apresentando ao mercado novos modelos quânticos, de hardwares e softwares, que a cada dia se aproximam cada vez mais de soluções úteis.

A líder neste segmento, a IBM, acaba de anunciar, em 04/12, os resultados dos seus trabalhos com o IBM Quantum System Two, escalável; o processador supercondutor Condor, de 1121 qubits e; já programado o lançamento em 02/2024 da primeira versão estável do SDK Qiskit 1.0. Tudo isso acompanhado de um novo roteiro estendido até o ano de 2033 (1 década).

Tudo isso são ferramentas de hardwares e softwares que realmente nos estimulam e dão direcionamentos à utilidade quântica.

Contudo a IBM reconhece que "os computadores quânticos universais tolerantes a falhas não sairão da linha de produção amanhã. Em vez disso" (espera-se que) "os computadores quânticos amadureçam gradualmente à medida que o hardware e a tecnologia de tratamento de erros avançam, aumentando constantemente em utilidade e resolvendo problemas cada vez mais complexos nesse ínterim, tal como os computadores clássicos fizeram antes de nós."

Assim, podemos apostar em, pelo menos, mais uma década de era NISQ com significativos avanços na correção de erros quânticos e que não será limitada apenas pela IBM, mas também pela Google, Rigetti, IonQ, Quantinium, Atom Computing, QuEra, Psiquantum, Shanadu, Microsoft entre tantas outras ( veja ), há sim, também não só internacionalmente, porque aqui no Brasil, os brasileiros e as brasileiras, NÓS, temos também capacidade e condições de sermos protagonistas nesta escalada da computação quântica.

Este é o Salto Quântico gradual a que me refiro nesta era NISQ e isso é um exemplo do que pretendo levar para conversar no Workshop sobre Quântica promovido pela I2AI (Associação Internacional de Inteligência Artificial) em 08/12 (proxima sexta-feira) das 16h00 as 17h30 e que todos vocês são meus convidados e convidadas.


Até lá 👋🏾

Carlos Roberto Miranda

Academia do Código Quântico

Estamos ativando o Modo |Q⟩.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Segredo da Esfera.

Computação Quântica na Palma da Mão

2025 - Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica (IYQ)