Bem vindo ao ano 3 da era NISQ
Há exatos 3 anos a revista Nature publicava o artigo da Google entitulado "Quantum supremacy using a programmable supercpnducting processor" ou supremacia quântica usando um processador supercondutor, afirmando ter alcançado a supremacia quântica.
Neste mesmo dia a NASA (National Aeronautics and Space Administration) também publicou em seu site que a sua parceria de pesquisa com a Google resultou no alcance da "supremacia quântica".
Apesar de muitas controvérsias geradas, os anúncios marcaram uma das mais importantes data na computação quântica ou seja, o início a era NISQ (Noisy Intermediate-Scale Quantum) ou a era da computação quântica de escala intermediária ruidosa.
É certo que, o que a Google produziu na época foram apenas alguns poucos dados sem nenhuma utilidade prática, mas que, de certa forma, provou que um processador quântico pode ir além dos computadores clássicos ou não quânticos. Até porquê, depois daquele anúncio outras pesquisas já mostraram ser possíveis novas superações quânticas.
E tudo isso eu venho acompanhando desde o início, pelas pesquisas (nacionais e internacionais) que são realizadas, pelas publicações nos sites oficiais dos governos, das agências de notícias, pelos grandes players das tecnologias emergentes e as muitas novas startups da computação quântica que surgiram a partir daí para divulgação.
Academia do Código Quântico |
Só neste blog foram duas matérias divididas em dois artigos que você pode ler aqui e aqui, na página da Academia do Código Quântico no Facebook e no meu perfil do LinkedIn quase que diariamente procuro postar em destaque tudo o que se relaciona com a computação quântica, que desde então tenho usado o cabeçalho destas postagens indicando o ano como referência de entrada na era NISQ.
Inclusive e principalmente agora, quando Arvind Krishna, CEO global da IBM afirmou em entrevista à revista VEJA que "2020 será visto como o ano de uma nova era", fazendo referência às tecnologias emergentes incluindo aí a computação quântica, reafirmando assim, o que venho publicando nos cabeçalhos das publicações que comunico os avanços desta técnica dita contraintuitiva.
Portanto, hoje, 23/10/2022, quero homenagear e saudar todas os profissionais que, de alguma maneira, participam no desenvolvimento desta tecnologia e lembrar que já nos iniciamos em mais um ciclo - o 3° ano da era NISQ.
Parabéns a todos nós!
E para quem está chegando agora seja muito bem vindo mas tenha sempre em mente a famosa frase de Richard Feynman (físico estadunidense - 11/05/1918 a 15/02/1988):
"A natureza não é clássica, caramba, e se você quiser fazer uma simulação da natureza é melhor torná-la mecânica quântica e isso é um problema maravilhoso porque não parece tão fácil" .
Carlos Roberto Miranda.
Comentários
Postar um comentário