A computação quântica pode não ser a solução para todos os nossos problemas.
2022 - ano 2-3, era NISQ (Noisy Intermediate-Scale Quantum).
A computação quântica é uma tecnologia emergente no mundo e (praticamente, ainda) desconhecida no Brasil.
Em 2019 a empresa Google mostrou com o seu processador quântico, o Sycamore, que computadores quânticos podem superar os computadores clássicos (apesar das reações contraditórias).
Foi a partir daí que entramos na Era da computação denominada NISQ (Noisy Intermediate-Scale Quantum) ou em tradução livre, Computação Quântica de Escala Intermediária Ruidosa.
Essa Era identifica os computadores quânticos sujeitos à erros por interferências do ambiente (que causam decoerência nos Bits quânticos) e assim necessitam de sistemas de correção.
Porém, investimentos e pesquisas dedicados neste setor, desde então, vêem acelerando substancialmente os avanços de desenvolvimentos e por este motivo temos assistido emergir os progressos quânticos, a partir dos laboratórios das faculdades e dos institutos, expandindo pelos departamentos de engenharias e produções na indústria da computação quântica dos grandes players desta tecnologia, oferecendo além de inusitadas soluções aos mais complexos problemas atuais, opções também de novos empregos e empreendimentos antes inimagináveis.
A computação quântica pode não ser a solução para todos os problemas da nossa vida, mas certamente muitos desafios podem ser solucionados com o auxílio da computação quântica.
Este link te dá acesso a um vídeo da DW Brasil, em português, para você ter uma idéia das possibilidades da computação quântica na Era NISQ.
Academia do Código Quântico |
Comentários
Postar um comentário