Computação Quântica (CQ): você está preparado/a?

2021 - Ano 1-2 da era NISQ*
* Noisy Intermediate-Scale Quantum - Quântico de Escala Intermediária Ruidosa
Você está preparado(a) para a CQ ?

A imagem de capa da revista de treinamento ACADEMIA DO CÓDIGO QUÂNTICO  (clique para conhecer a proposta da revista) foi pensada como forma para representar o potencial quântico e por este motivo, decidi retratar o conceito artístico de um chip atômico produzido pela NASA, o CAL (Cold Atom Laboratory) ou Laboratório de Atomo Frio, que utiliza lasers para resfriar átomos à temperatura ultracold.

Clique no link abaixo para assistir ao vídeo sobre o CAL, da NASA, de onde extraí a imagem para ser utilizada na ilustração da capa da revista.

Posso garantir que são 2m46s de magníficas imagens onde não pude me furtar a analogia de comparar o vídeo com um minucioso estudo antes de se lapidar uma pedra bruta de cristal encontrada no espaço.


O CAL, lançado em 21/05/2018, faz uso da microgravidade da estação espacial orbital internacional (a ISS, abreviatura do nome original) para observar fenômenos quânticos que de outra forma seriam indetectáveis aqui na Terra.

Segundo informações no site da NASA (jpl.nasa.gov), o laboratório que estará disponível para vários pesquisadores científicos, serve como experimento no uso de átomos resfriados a lasers para futuros sensores quânticos, e foi projetado para ser mantido em órbita.

Com isto, o que eu quero mostrar na revista é que o potencial da Computação Quântica só está restrito ao potencial do interesse humano que não se dispuser a explorar para extrair da CQ o tudo aquilo que dela ainda nem sequer supomos conseguir ou tudo aquilo que nela possa existir.

O potencial da CQ é indeterminado?

Assim como uma pedra bruta encontrada (cristal do tempo?) e que ainda está sendo pesquisada a melhor forma de ser lapidada o seu interior pode ocultar muitos segredos porque ainda são indeterminados os limites da mecânica quântica (MQ) que é a nossa pedra bruta.

O potencial da MQ seria ilimitado?

E estes são os motivos que no estudo da CQ não nos cabe usar termos do tipo "o que podemos esperar da CQ?", pois dela não se pode esperar que algo ou alguma coisa simplesmente se revele aos nossos olhos, assim como acontece com os efeitos da mecânica clássica, como por exemplo a prova da força da gravidade pela queda de uma maçã da árvore ou algum outro fenômeno físico.

Os efeitos fenomenais da MQ são imperceptíveis (invisíveis) aos nossos sentidos e por este motivo a CQ é chamada de contra-intuitiva, pois seus resultados perdem coerência ou são colapsados neste nosso ambiente determinístico.

É desta forma que eu quero que a revista ACADEMIA DO CÓDIGO QUÂNTICO chegue até você para que ela mereça a sua confiança por entregar um estudo sério, dentro dos métodos e das metodologias cientificamente comprovadas e atualizadas, para que você conheça e compreenda a complexidade da natureza quântica e consiga responder a questão abaixo de forma afirmativa:

Você está preparado (a) para a CQ ?

Reserve sua palestra para 2022
∆∆∆∆∆∆∆∆∆∆∆∆∆∆∆∆∆∆∆∆∆∆∆

Academia do Código Quântico


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Segredo da Esfera.

Computação Quântica na Palma da Mão

2025 - Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica (IYQ)